ELVIS WEEK 2008

 

Este ano não foi possível estarmos em Memphis como gostaríamos, mas mesmo assim nosso Fan Clube se fez presente, entregando um belo arranjo floral em nome de todos os nossos membros, no Meditation Garden, em Graceland.

     

 

Apesar de nossa ausência, nesta matéria traremos um breve "overview" do que foi a "Elvis Week 2008".

Nossa querida amiga (e "advisor") Guta Mendes, Presidente do Elvis in Astrodome Fan Club, concordou em nos responder algumas perguntas, conforme mostraremos a seguir

(Thanks Guta, once again!!!)

Mais abaixo, disponibilizaremos em um link para um álbum virtual, algumas fotos exclusivas de eventos na EW deste ano e que nos foram enviados por vários amigos também!

 

Bem, vamos então ao nosso bate-papo com a Guta Mendes:

1) Guta, você é muito conhecida pelo seu trabalho frente ao Fan Clube Astrodome, bem como a sua representatividade da comunidade brasileira no mundo Elvis. Você já esteve em Memphis tantas e tantas vezes. Explique aos nossos leitores, o que é que te faz querer voltar todos os anos, às vezes até 2 vezes por ano?
Guta:  Visitar Memphis, é como "voltar para casa", rever amigos, hospedar-se no "Heartbreak Hotel", ver as roupas e pertences do REI e respirar ELVIS. Costumo dizer que a melhor coisa que "ganhei" de ELVIS foram os amigos. Foi através dele que conheci inúmeras pessoas, não só do Brasil e EUA, mas do mundo inteiro. Amigos que vejo a cada 6 meses em Memphis, amigos que falo todos os dias por telefone. Amigos que considero membros de minha família... amigos inseparáveis.

 

2) Você poderia nos dar um breve relato dos eventos nos quais esteve este ano? Com este relato, gostaria que tentasse dar uma "nota subjetiva" (de 0 a 10), para que os fãs possam ter uma idéia da relevância e qualidade de planejamento e elaboração de cada um deles.
Guta: Bom, este ano eu perdi muitos eventos porque cheguei só na 3a feira dia 12/8. Fui no show do "Elvis Tribute Artist" ganhador do ano passado (Shawn Klush) e não me impressionei com sua performance. Aliás, custei a acreditar que ele fosse o tal ganhador do primeiro lugar em 2007. Sou muito crítica com relação aos imitadores. Bem, fui ao "Music and Movies at Graceland" e dou nota 10 - pois já no ano passado tinha achado esta idéia fantástica, a de poder assistir um show/filme nos jardins de Graceland. Também estive na "Elvis Expo" - nota 10 ! Fui ao D&N's Humes Benefit  e dou os parabéns para quem faz um evento beneficente, aliás o Fan Clube da Nancie Craft (Houston,Texas) está sempre de Parabéns! Por fim, menciono o show "Elvis: From Broadway to Memphis", com a "Memphis Symphony Orchestra" - nota 7... fiquei um pouco decepcionada esperando algo mais no estilo "All Shook Up" que havia estado em cartaz 3 anos antes em Nova York.

 

3) Na sua opinião qual foi o ápice da EW este ano (sem ser a Vigília!)? Porque?
Guta: Não sei te responder esta questão. Foi uma "Elvis Week" gostosa, não tinha muita gente, temperatura agradável e deu para curtir bem um pouco de tudo. Talvez o "tour" do "After Dark" (referente aos 50 anos de "Elvis in the Army") tenha me causado um impacto grande... Amei ver cada peça/foto inédita daquele museu celebrando os 50 anos do PRIVATE PRESLEY! Aliás, nota 10 para quem teve esta idéia!

 

4) Por outro lado, o que na sua opinião poderia ter sido perfeitamente descartado na programação da EW?
Guta:  Acho que nada. Como respondi na questão anterior.... Foi uma "Elvis Week" gostosa e eu curti tudo. Uns eventos mais e outros menos, mas não descartaria nada da programação.

 

5) O que você gostaria de ver na agenda da EW2009? Algum tipo de evento diferenciado?
Guta: O "The Concert" mais uma vez? Lisa Marie e os netos do Elvis numa conferência dos Insiders talvez...mas acho quase que impossível. Queria muito conhecer a atriz do "Clambake" e do "Tickle Me".

 

6) O que você acha dos concursos de covers ("ETA Contest") que a EPE passou a colocar na programação desde o ano passado? Lembro de um passado não muito distante, em que a Lisa detestava "covers", os achava bizarros, etc... você deve lembrar desta época também. O que será que mudou ao seu ver? A visão da Lisa à este respeito ou o "modus operandis" desta nova gestão da CKX ?
Guta: Acho sim que a idéia foi da nova gestão, pois afinal os ETA são fãs de Elvis como eu ou você. Ainda não tenho uma opinião se foi bom ou ruim, mas com certeza atraiu mais público para Memphis, as "Elvis Weeks", Graceland, etc... e isso não deixa de ser importante para manter o nome de ELVIS em alta.

 
 
7) Se você tivesse chance de conversar com Robert Sillerman (CEO da CKX Inc), quais as sugestões q você daria à ele no que tange à melhoria das EW's e do complexo de Graceland como um todo?
Guta: Reformar o HEARTBREAK HOTEL e colocar um RESTAURANTE temático nas imediações de Graceland. Quanto a melhoria das EW.... Gostava dos eventos no Peabody... mas o Cook Convention Center (Memphis downtown) é ainda melhor que o Marriot Hotel. É difícil, porque o EUA está em crise! Uma crise econômica muito grande! 

 

8) Na EW2007 (já com a EPE sob a gestão da CKX Inc.) eu senti uma grande diferença em relação ao trato com os fãs e até mesmo com os Presidentes de Fã Clube, se comparado à EW2003, quando a EPE era gerida por Jack Soden e Priscilla - e com a Patsy Andersen à frente do Fan Relations. Qual o seu "feeling" e suas opiniões a este respeito?
Guta: Amo a Patsy! Demais! Mas eu particularmente não senti tanta diferença com a saída dela, pois Gaines (Conaway) e Jen (Swenrigen) sempre - e friso - SEMPRE deram muita atenção aos fans, seja por email ou durante eventos na EW e muito durante a vigília. Na minha opinião eles são sempre muito acessíveis além de serem super 10, portanto fica difícil eu reclamar da era "pós Patsy". Há uma grande diferença no EVENTO "FC Presidents" de anos atrás comparado com o de hoje em dia, mas fiz uma observação à este respeito na questão 14 desta entrevista.

 
9) Com a gestão da CKX acho que está claro que o "business" em si, tem muito a ganhar. Mas e quanto aos fãs? O que eles (fãs) tem a ganhar e a perder na sua visão?
Guta: Acho que a CKX Inc. vai fazer ainda mais coisa pelo nome ELVIS. Por exemplo: o Hotel/Cassino temático de ELVIS em Las Vegas e o "Cirque du Soleil" de ELVIS são idéias fantásticas para espalhar mais ainda a imagem de ELVIS em VEGAS - que é a capital mundial dos SHOWS e ESPETÁCULOS. Atrairia muita gente para Memphis, que assistindo aos espetáculos, poderiam querer conhecer mais sobre o legado deixado por ELVIS. Gosto do novo slogan: "GRACELAND, WHERE ELVIS LIVES". Acho fantástico!
 
 

10) Como foi a Vigília este ano? Até que horas foi este ano? Ouvimos falar de números em torno de 15.000 pessoas versus 70.000 na EW2007. Você acha que este decréscimo estaria relacionado apenas ao fato de não ter sido a EW2008 um "big birthday" aliado à leve recessão que se passa nos EUA?
Guta: Concordo! A maioria dos meus amigos americanos não foram por causa da economia. Há uma crise muito grande e isso afetou bastante. Mas foi uma ELVIS WEEK muito boa e ficamos ate as 4:30 da manhã na vigília. Lógico que não podemos comparar com 2007, 2002, 1997, etc. São proporções diferentes de público. Ainda há fans que vão a cada 5 anos e entendo o motivo: FINANCEIRO.

 

11) Com a captação de uma nova geração de fãs chegando, em sua maioria nascidos bem após a morte de Elvis, você acredita que o "modelo" da EW tende a ser modificado para atender a estes fãs bem mais jovens? Você acha que há como fazer isso sem descaracterizar a essência de Elvis Presley?
Guta: Acho que não. O INSIDERS trouxe muita gente nova. As conferências são eventos interessantes para o fan ter a oportunidade de aprender mais sobre ELVIS. Conhecer quem conheceu Elvis. Todo ano cresce o número de fans mais jovens e imitadores infantis. Está claro isso ao andar nos arredores de Graceland, ali pelo "Graceland Crossing" e pelo "Pavillion". Você vê muito público jovem vidrado por Elvis.

 

12) Soube que durante a EW2008, vazaram fortes rumores de que finalmente o DVD Oficial do "On Tour" estaria para ser lançado em um "futuro breve". Quais seus comentários a este respeito?
Guta: Queria que fosse verdade!!! Até lá, a gente se contenta com os "alternativos" mesmo. De fato, não sei se é verdade, mas bem que poderia ser né?

 

13) Em 2002, a Patsy comentou comigo que os shows de Elvis no Madison Square Garden foram gravados na íntegra e já estavam digitalizados e remasterizados para serem lançados em um "De Luxe Box" a qualquer momento. Mas até hoje, nada aconteceu... é uma pena porque seria um grande sucesso de vendas no mundo inteiro. Enquanto fã, você ainda tem esperança de que este material saia algum dia?
Guta: Temos muita coisa "alternativa" deste show mas fan que é fan não vê a hora de ver tudo "editadinho" e "bonitinho" né? Acredito que sim... acho que eles podem ter algo ainda inédito a ser lançado.

 

14) Tanto como eu, você também vem de um tempo em que havia o "Fan Club President's Luncheon" (geralmente um coquetel ou almoço e sempre com atrações muito bacanas!). Era o evento em que a Patsy se empenhava 100% como forma de "boas-vindas" à nós, principalmente aos que vinham de fora e encaravam longas viagens e altos custos para poder estar ali presentes. Hoje em dia o evento de Presidente de FC ficou restrito à uma "palestra" dos executivos da EPE à platéia presente, abordando os feitos e os projetos para o futuro. Qual a sua opinião a este respeito?
Guta: Os amigos de Elvis, e as "co-stars" que são convidados, ainda estão presentes todos os anos no "FC Presidents Luncheon", mas na minha opinião o que mais pesa é a crise do país. Os EUA está passando por uma crise econômica muito grande. Não só no setor do petróleo e na crise imobiliária, mas está havendo uma recessão. O americano deixou de viajar, jantar fora e gastar tanto como gastava há algum tempo atrás. Todos que moram aqui estão sentindo esta crise. A EPE também está sentindo. Acredito que fica difícil manter os eventos de 10 anos atrás com jantares maravilhosos em Hotéis 5 Estrelas como o PEABODY. Mas quem sabe esta fase de "vacas magras" vai passar logo! Vamos torcer para isso e que Elvis continue sempre vendendo e batendo recordes por muito tempo ainda! Afinal, ele e' o numero 1!
 

GUTA, MUITO OBRIGADO POR SUAS INFORMAÇÕES E OPINIÕES MAIS UMA VEZ, AMIGA!!!

 

ABAIXO, O LINK PARA O "ÁLBUM VIRTUAL", COM AS FOTOS QUE RECEBEMOS DA EW2008!

CLIQUE AQUI!